Campanha de compra de camélias
Campanha de compra de camélias
No Jardim de Monserrate sempre existiram colecções de plantas.
O Roseiral é um bom exemplo de uma colecção de plantas semelhantes com origem em diferentes continentes. Algumas das colecções antigas têm também esta característica como é o caso das colecções de palmeiras, de cicas ou de fetos. Outras colecções são de plantas com a mesma origem, sendo a mais conhecida a do México, embora também exista por exemplo a do Japão.
Para embelezar os caminhos que vão da entrada ao Vale dos Fetos vamos agora ter uma colecção de camélias. As camélias que vemos habitualmente plantadas em Portugal pertencem à espécie Camellia japonica e têm um período de floração de alguns meses entre o final do Outono e o princípio da Primavera.
Existem no entanto muitas outras espécies, todas com origem em diferentes zonas da Ásia. São estas camélias que muito raramente são plantadas na Europa, que vamos selecionar para Monserrate.
Um dos objectivos com esta escolha é conseguirmos ter camélias em flor durante todo o ano o que irá certamente despertar a curiosidade de muitos visitantes.
Texto do associado João Freitas